Porque colocar dinheiro na poupança?

Hoje é um dia legal para eu comentar algumas coisas para vocês, mas uma delas é sobre investimento. Há algum tempo eu fiz uma postagem sobre como investir na poupança, se quiser conferir basta clicar aqui.
Só que hoje vou falar menos formalmente, um bate papo com vocês, não sobre como investir, mas porque investir!


A poupança é muito atrativa, hoje em dia quem pensa em poupar e tem pouca grana, pensa logo na poupança, até porque o risco é mínimo, quase nulo, e seu dinheiro permanece seguro no banco por anos e anos. Mas porque colocar dinheiro na poupança?
Bem, eu vou contar o meu principal motivo. Invisto na poupança porque penso no futuro. Não há outra explicação lógica, qualquer pessoa mesmo que vá usá-lo em algum momento, está colocando lá porque pensa em usar no futuro. Poupar é fundamental e porque?

- Porque você pode precisar em algum momento da sua vida.
- Porque doenças existem e neste instante o dinheiro pesa e todo cuidado é alguma grana a se gastar.
- Porque viajar é sempre bom! E juntar uma grana pode ser um passo para aquela viagem que você pensa em fazer para Paris!
- Porque o carro ou a casa dos seus sonhos custam mais do que você ganha por mês. E isso é tudo.
- Porque sua aposentadoria, na maioria das pessoas, não dá para cobrir todos os gastos que se tinha quando ainda permanecia trabalhando.

Mas isso é poupar e investimento nem sempre é colocar dinheiro na poupança. Você pode investir comprando uma casa por exemplo. O mercado imobiliário tende a crescer sempre, e imóveis são boas opções de investimento.
Carro, como todos sabem, deprecia, então poupar para comprar um carro pode ser vantajoso quando se consegue um desconto para pagamento à vista ou no abatimento dos juros, porém, um dia ficará obsoleto e você voltará a ficar sem a grana, para quem pensa em guardar, carro pode ser um artigo de luxo que irá lhe custar todo seu dinheiro. A não ser que seja fundamental, como por exemplo, se você usa o carro para trabalhar, ou tem filhos pequenos em casa.
Eu particularmente tenho um carro antigo, com alguns probleminhas que as vezes consigo resolver outras vezes não. Mas funciona e me atende perfeitamente. Não tenho luxo, nem tanto conforto como se vê nos novos carros, mas não busco isso agora. Portanto, o seu investimento está naquilo que você enxerga como prioridade. E isso é fundamental.
Meu principal investimento está no primeiro imóvel, além de saber que vou ter um teto só meu e poder construir minha família com segurança, sei que futuramente ele valerá mais e com isso vem a possibilidade de poder vender e comprar um melhor. Por isso não escolhi ter um carro do ano na garagem e viver morando de aluguel. Conheço muitos amigos meus que escolheram gastar dinheiro saindo a noite e bebendo muito, curtindo a vida loucamente. Você pode ser uma dessas pessoas ou conhecer alguém assim, mas não julgo ninguém, pois lembra que eu falei sobre prioridades. Cada um possui sua "Vibe", e o importante é viver e estar bem consigo mesmo. Eu possuo um perfil mais conservador, mas isso não tem nenhuma ligação com o famoso "mão-de-vaca"!
Portanto, saiba investir o seu dinheiro naquilo que você reconhece como prioridade, mesmo sabendo que isso além de lhe custar caro, pode lhe trazer depreciação. Existem outros atrativos a longo prazo que para uma pessoa paciente pode ser a cereja do bolo, como investir em ações ou em rendas fixas, mas isso é assunto para outras postagens, pois hoje o bate papo com o Amigo Urso ficou só no básico.

Mas diga, e você? Pensa em investir em que?

INSTAGRAM FEED

@soratemplates