Zoológico de Lujan em Buenos Aires: O que eu achei.

O Zoo de Lujan fica a 85 Km da capital de Buenos Aires e é um dos lugares mais visitados para quem vai passear na província portenha. Concentrando animais de diversas espécies entre eles Leões, tigres, aves e outras espécies também relevantes. E o que mais anima ir para este zoológico? Simplesmente o contato que você pode ter com os animais. Ou seja, você pode entrar na jaula, tirar fotos com sua própria câmera, dar comida e passar a mão. Quer mais?

Logo de cara você já encontra patos, galinhas e lhamas andando livremente pelo Zoológico, dando uma sensação de fazenda, e em seguida você logo se depara com um tigre enorme, em uma jaula gigante, aliás, um não, três! E foi lá que tiramos a nossa primeira foto. Foi tenso porque de início já adentramos em uma jaula com um dos mais temidos animais selvagens (Selvagem ou não, vou comentar aqui já). Foi tenso, mas acho que serve já para você perder o medo de vez. É realmente magnifico passar a mão num animal que mal conseguimos ver de perto.


Fiz amizades com os patos, mas principalmente um não parava de me pedir comida, e eu o adotei durante a viagem inteira dentro do Zoo, foi muito engraçado. Chamei-o de “Pidão” e ele nos seguiu por um tempo.


Os patos, lhamas e burros são os animais mais esfomeados que você irá encontrar, eles te empurram, emitem gruídos, esbarram em você, tudo por um pedaço de alguma coisa. Quando você entra no zoológico, você já dá de cara com pessoas vendendo saquinhos de comida (apropriadas) para dar aos bichos. E é bem baratinho. Somente na jaula do Urso que a comida é comprada separadamente, pois eles comem uma espécie de doce que é vendido na hora.


Há uma variedade, mas confesso que não muito grande, não vi macacos como umas das atrações principais, no Brasil os macacos no zoológico são uma atração a parte, já em Buenos Aires eles não fazem a diferença, ficam em uma jaula apagada, quase morta e quem passa nem olha para eles, todos querem tirar foto com o Leão ou com o Tigre Branco.

Os Animais do Zoológico de Lujãn são dopados?

Já vi vários relatos na internet de pessoas que foram para lá e disseram que os animais são maltratados, eu queria tentar ser imparcial sobre este assunto, mas não vejo outra saída do que dar o meu relato.
Não achei que os são maltratados, a fazenda é bem grande, as jaulas também os ambientes são limpos e os animais são bem fortes. E por isso vem a segunda questão, se os animais possuem um condicionamento físico bom, com pelos bem cuidados, porque dizem que eles são maltratados? Sai de lá sem compreender direito muitos comentários feitos na internet, pois quando fui visitar, pensei antes que poderia estar financiando os maus tratos aos animais. Mas a verdade que vi não me deixou dúvidas de que eu não estava financiando coisa nenhuma.


Então porque eles não estavam em sua forma natural, ou seja, selvagens como deveriam ser?
Para essa pergunta existem várias vertentes. Logo quando chegamos o guia perguntou se achávamos que os animais eram dopados, muitos disseram que sim, que achavam. E o mesmo nos respondeu que seria impossível isso acontecer, pois um leão como aquele não teria como se reproduzir se estivesse dopado o tempo inteiro, ou então não pesaria 300 quilos como o Alan (Leão de oito anos de idade) pesava. Pensando por esse lado, esse cara me convenceu, pois até mesmo o Animal Planet já esteve ao local, bem como o National geographic. Fazendo pesquisas e documentários. Biólogos todos os anos comparecem ao local e a fauna jamais permitiria um local onde os animais estivessem sendo dopados. Mas a pergunta ainda fica no ar, como eles não reagem, ou vivem dormindo o tempo todo? O guia informou que eles são enjaulados desde pequeno com cães filhotes para que pudessem crescer com um animal dócil, e a presença de humanos era intensa, para que eles pudessem se acostumar com o cheiro e o volume grande de pessoas. Tudo se encaixa e tudo faz sentido, mas quem realmente sabe a verdade por trás da verdade? Nem eu nem você, só eles.
Pra mim os animais são bem tratados sim, O elefante é muito bem adestrado, o tigre em algum dado momento levantou com muita rapidez e correu por entre a jaula, o tigre branco era acalmado com um latão azul, uma espécie de barril de água preso a uma corda, no qual jogavam para ele brincar, todos pareciam estar em perfeito estado, agora se eles recebem algum tratamento de dopagem para que fiquem mais mansos, isso eu não posso alegar, nem que sim, nem que não, pois não sou especialista em vida animal, sou especialista em me aventurar em jaulas com leões pesando 300 quilos!

Muchas Gracias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@soratemplates