Papai Noel do Maracanã


Quando eu era criança todo mundo era tudo feliz no Rio de Janeiro. Tudo colorido, bonito, gel no cabelo, ombreira, e Atari. A Blitz na vitrola, e o Balão Mágico na tevê. Todo mundo imitando o Michael Jackson. Parecia que a gente estava na plateia do Chacrinha vivendo uma eterna tarde de sábado. Mas criança do subúrbio tinha doença pra caramba, pois se bebia água da bica, e comia amêndoas na rua. A gente tinha pano branco, caxumba, rubéola, coqueluche.

O maior evento do ano era assistir a chegada de helicóptero do Papai Noel no Maracanã. Mas eu nunca pude comparecer porque minha mãe não tinha dinheiro, mas eu assistia na televisão, que não era a mesma coisa. Eu já sabia que aquele velhinho na TV era o padrinho da minha mãe, mas nunca tive sequer oportunidade de conhecer ele pessoalmente, ou eu não me lembro. Acontece que quando soube da morte dele, fiquei triste e ali percebi que o papai noel havia morrido pra sempre, qualquer pessoa que se fantasiasse como, eu não acreditaria. Pois pra mim o papai noel era o padrinho da minha mãe. E ponto.

Eu fui no enterro dele. Beijei a testa gelada dele. Senti pavor, nunca havia encostado sequer num defunto, mas eu fui obrigado a beijar, os repórteres queriam tirar uma foto e eu tinha que fazer pose, lembro da blusa que usava, era uma cor sim cor não. preta e branca, mas mesmo que fosse colorida, a foto que tenho é preto e branco, portanto, pra mim a blusa tinha essas cores somente.

Hoje o que me restou foi uma foto dele que colocamos todos os anos na árvore de Natal, bonita, viva, ele com um cajado na mão. Porte de papai noel, inconfundível. O natal nem sempre é o dos mais felizes, porém ele está ali, fazendo a parte dele de embelezar a árvore. Acho que mesmo depois de morto, ainda mantemos nossa missão. e a dele está sendo cumprida. vi vários videos dele no youtube, com a Xuxa na multidão. E quando me perguntam se eu acreditava quando era criança em papai noel, eu digo que sempre soube que o papai noel em que todos acreditavam nunca existiu, mas um cara que alegrava as pessoas e que me fazia sentir de verdade a magia do Natal, sim. Esse existiu e ficará eternamente em minha memória.

2 comentários:

INSTAGRAM FEED

@soratemplates