RÁ... CISMO COM TUDO!

O racismo vem sendo discutido por muitos e há séculos tem sido motivo de constatação como origem de um povo ignorante, onde não existe desigualdade e sim diferenças que fazem parte do grande prestígio que é ser um ser humano. Mas o que vem a ser racismo?

O Racismo nada mais é do que um modo de pensar, muitas das vezes de forma a causar inferioridade aos demais, denegrindo sua natureza trazendo para si uma desvalorização. Tudo isso vem de um conjunto de opiniões em que há muito tempo serviu para justificar a escravidão deixando os brancos como seres de raças superiores.



Mas o racismo não só se deve a diferença de cor. Na Alemanha, por exemplo, existia a diferença entre povos em que os judeus eram pessoas tratadas como “pessoas diferentes”, sendo vítimas do nazismo cruel da época.

Mas em pleno século XXI ainda pode se ver um racismo camuflado em que todo mundo faz questão de não enxergar. Atualmente a população não consegue perceber que todos vieram de um único sangue e que, no caso do Brasil, vivemos numa mesticidade que nem se quer temos o direito de falar sobre racismo, pois assim sendo, estaremos sendo cruéis com nós mesmos.

No mínimo é uma atitude ignorante as próprias origens. E segundo a constituição brasileira, qualquer pessoa que se sentir humilhada, desprezada, discriminada, seja por sua cor de pele, religião opção sexual pode recorrer um processo judicial contra quem cometeu tal atrocidade.

O que não se pode ver são essas vagas nas faculdades públicas, ou no trabalho, ou em um programa de televisão sensacionalista. “Cotas” são as piores formas de se expressar compaixão aos sofredores de racismo. A cota tem que existir para quem não tem condições de conseguir uma vaga, por exemplo, numa faculdade paga. Claro que entraríamos numa outra solução, a do ensino e sua valorização desde as escolas estaduais e municipais, mas enfim, não se pode tapar apenas um buraco e deixar outros abertos. Mas é preciso começar…



Já dizia o grande Martin Luther King em sua frase que o que o preocupava não era o grito dos maus, mas sim o silêncio dos bons. O mesmo acreditava num sonho, o sonho de ver seus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de suas peles.

Em meio a tanta tecnologia a internet deveria ser algo para se trazer a tona a questão, valorizando o aspecto positivo de que todos somos irmãos, independente de raça, religião, ou opção sexual. O Racismo é démodé, já se foi provado que isso é repugnante, e ainda assim em um jogo entre Brasil e Guatemala um torcedor teve a capacidade de jogar uma banana no campo. Ao assistir uma cena dessa não se sabe quem verdadeiramente é o “Negro da história”, pois de que adianta ser branco de pele, mas com uma alma tão negra e inútil?

2 comentários:

  1. Leonardo , Gostei do que Postou ... O racismo parece que nunca vai acabar .

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente sabemos que o racismo ainda está presente no mundo de hoje. Acredito que a melhor forma de combater o preconceito é educando em casa, orientando os nossos jovens que todos somos iguais, independente de cor, classe social, opção sexual.
    Belo texto!!

    ResponderExcluir

INSTAGRAM FEED

@soratemplates