A vida é um eterno Big Brother

A vida é um eterno Big Brother ao vivo. Muitos vão achar que a minha comparação é fútil, não porque não faz sentido, mas sim porque estou falando do Big Brother em si, um programa que muitos consideram banais, que dizem não ver, mas as analogias se fazem necessárias neste momento. Não há outra comparação se não essa… a vida é um eterno Big Brother, e é verdade.
 
 
O programa Big Brother da rede globo e de outras emissoras pelo mundo baseia-se em um livro chamado 1984, exatamente o ano em que eu nasci, é um livro espetacular basicamente fala da invasão de privacidade, claro que o livro envolve muitas coisas, conceitos fortes que sempre mexeram com a sociedade. Mas eu não vou aprofundar demais no assunto, vamos pegar apenar a ponta do iceberg, o que conseguimos ver no dia a dia.
Fofocas, pessoas articulosas, falsas, manipuladoras, indiretas, e principalmente grupos fechados. E é por isso que eu vivo no bloco do “eu sozinho”. Nunca consigo me sair bem em grupos, porque eu não consigo ver certos tipos de coisas que vão contrárias a minha filosofia de vida. Sei que é complexo falar, porque o que eu acho como certo outras pessoas irão discordar e assim caminha a humanidade. Por isso eu procuro me fazer algumas perguntas antes de questionar, perguntas como: “O que a pessoa ganha fazendo isso?”, “Se a pessoa não falasse ou agisse dessa forma, quais seriam as consequências?”. Se a resposta for nenhuma, então por que a pessoa falou? O momento em que me apego a essas perguntas é quando vejo alguém falar de outra pessoa, radicalizando seu cabelo, seus estilo de vida, ou sua ingenuidade. E esse último para mim é o fim, pois ver alguém ingênuo ser abusado pela esperteza de outra pessoa, para mim é algo que deveria ser considerado pecado. A ingenuidade é tão bela que mexer com ela é arrancar um pedaço da construção do mundo. Quando a ingenuidade acabar, o mundo acaba.
Eu não entendo como as pessoas não aprendem, elas cometem os mesmo erros todos os dias, e nunca param. Elas criam grupos, excluem pessoas. Já vi tanta gente ignorar o próximo e pouco tempo depois os papeis se inverterem, será que elas não aprendem que o mundo gira, que o sol não funciona a noite, que cada um tem seu espaço? A mesma moeda pode cair varias vezes no mesmo lado, mas nunca em sequência. Não existe um loop para essas coisas. Quando o assunto são as pessoas devemos tomar cuidado. Mas cara, ninguém toma, e acabamos num Big Brother. Alguém sempre ri enquanto sua veia da garganta salta, ou quando o seu dedo aponta na direção de outra pessoa. Sempre terá alguém achando graça da sua raiva ou da falta de compaixão que sentes. Os nossos defeitos são percebidos do outro lado do espelho, essa é a realidade. Você nunca ganha no final, ganha quem ficou de fora percebendo tudo, analisando o seu comportamento e entendendo suas falhas. Uma vez eu ouvi um trecho de uma música que dizia “… Sábios são aqueles que se encontram fora de alcance…”, sim, os mais sábios são os que só observam.
Por isso eu digo que devemos ter cuidado sempre, não só no que vamos falar, mas no que vamos observar, foque no que é preciso ver, não no que as pessoas querem que você veja, um grupo tende a leva-lo para isso. Calma, eu não estou dando um tiro no pé, não estou indo contrario a todos os ensinamentos de gestão de pessoas que existe no mundo, um grupo é muito importante para a realização de tarefas, a para a socialização. Logo, se socialize. Viva entre as pessoas, mas não entre grupos, entendeu? O ponto que eu quero chegar é a exclusão e a perda de visão das coisas. Não exclua ninguém para fazer parte de um grupo e não deixe o grupo tomar decisões por você. As duas coisas podem trazer consequências drásticas. Uma vez um antigo gestor meu me disse que nunca se deve desmerecer quem está numa posição inferior a você, porque amanhã essa mesma pessoa pode virar seu superior em algum dado momento. Parece tão simples não é mesmo? Mas quer saber, isso não entra na cabeça das pessoas, ainda mais com o sangue quente. Nunca vamos deixar de errar, fato. Porque são os erros que nos fazem entender muitas coisas, e você não quer ser um perfeitinho chato quer?
Em vez de acertar o tempo todo, tente ser sábio, porque ser sábio é saber que pode errar também, é saber estudar a personalidade das pessoas, é saber ser o patinho feio e não se irritar por isso, é saber esperar a hora, é saber viver nas trevas pelo tempo necessário. Eu sou esse cara. Passei a minha vida inteira entendendo o que é ser patinho feio dos grupos que passei, assim eu construí minha integridade e não virei marionete. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@soratemplates